Doenças

Diabetes Tipo 1 Voltar

O diabetes e a hipoglicemia são distúrbios relacionados ao açúcar no sangue. Existem diversos tipos de diabetes, que devem ser tratados também de maneira diferente, mas um ponto em comum é que todos requerem atenção. Não é à toa que o diabetes é a principal causa de doença renal dialítica, cegueira e amputação de membros no mundo.

O diabetes tipo 1 (DM1) é uma doença crônica, que aparece geralmente na infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticado em adultos. Ele acomete 0,4% da população geral e constitui 5-10% dos diabéticos.

Nessa variedade de diabetes, o próprio sistema imunológico ataca o pâncreas, fazendo com que esse não consiga mais produzir insulina. Como resultado, o açúcar no sangue sobe e não é absorvido pelas células, sendo fatal se não tratado!

A glicemia não controlada cronicamente pode ocasionar consequências importantes como falência renal, cegueira, dores e perda da sensibilidade principalmente nos pés, maior risco de lesão e amputação de membros, entre outros.

O DM1 requer mais cuidado do que os outros tipos de diabetes, pois tem maior chance de evoluir com uma complicação grave: a cetoacidose, que pode levar à morte.