Tratamentos

Tratamento de Obesidade e Sobrepeso Voltar

Todas as pessoas com sobrepeso ou obesidade já ouviram: “é só perder peso”, “é só parar de comer”. Porém, sabemos que não é tão simples assim e ninguém engorda porque quer.
 
A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, que requer uma abordagem ampla, individualizada e regular. Os pilares principais envolvem sempre dieta adequada e atividade física, os quais devem ser mantidos não só durante a perda de peso inicial. O uso de medicações também pode ser necessário em alguns casos, respeitando indicações e contraindicações.
 
A restrição calórica é o objetivo principal: o consumo deve ser menor que o gasto de caloria. No entanto, essa restrição promove redução do metabolismo corporal, o que diminui a queima calórica em repouso, fazendo que com seja mais difícil perder peso. Por isso, precisamos sempre inovar as estratégias.
 
Vale ressaltar que, apesar das metas de cada pessoa, a perda de 5-10% do peso já gera um impacto importante na saúde. Segundo o estudo DPP, cada quilo de peso perdido reduz em 16% o risco de diabetes em pessoas com pré diabetes. Não é fácil, mas vale a pena.
 
E lembre-se: visitas ao médico são os maiores peditores de sucesso nesse tratamento.