Doenças

Doenças da Tireoide Voltar

A tireoide é uma glândula que produz os hormônios T3 e T4, que tem papel fundamental no metabolismo corporal e atuam direta ou indiretamente em diversos órgãos. A produção excessiva desses se denomina “hipertireoidismo” e a produção insuficiente “hipotireoidismo”.
 
O hipotireoidismo pode ocasionar cansaço excessivo, queda de cabelo, sonolência, pele seca, ganho de peso, aumento nos níveis de colesterol e até depressão.
 
O hipertireoidismo pode causar sintomas como palpitações, arritmias, perda de peso, agitação, tremor e distúrbios oculares. Pode ter diversas causas, sendo a Doença de Graves a mais comum.
 
Sintomas associados a alterações dos hormônios tireoidianos são comuns, porém muitas vezes não ocorrem da forma clássica descrita e podem ser até mesmo assintomáticos. O exame laboratorial é imprescindível para sua detecção.
 
Os nódulos de tireoide, por sua vez, não são diagnosticados através de exames laboratoriais e sim por ultrassonografia, mas podem gerar alteração dos hormônios. São frequentes na população, acometendo cerca de 16 a 67% dessa. Sua avaliação e acompanhamento são importantes para diferenciar quadros benignos de malignos (câncer).