Doenças

Osteoporose Voltar

A osteoporose é uma doença crônica, que cursa com redução da quantidade e qualidade do osso, o que ocasiona maior fragilidade óssea e aumenta substancialmente o risco de fraturas.

É uma doença muito prevalente, porém silenciosa. Não causa dor ou outros sintomas até ocorrer uma consequência mais grave: a fratura. Já as complicações dessa incluem dor, deformidade, incapacidade, perda de estatura.

Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a coluna (vértebras), o bacia (fêmur), o punho (rádio) e braço (úmero). Dessas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur. Um quarto dos pacientes que a apresentam morrem dentro de seis meses e os que sobrevivem evoluem com uma redução importante da qualidade de vida e independência.

O diagnóstico precoce da osteoporose é feito através do exame de Densitometria Óssea, pela avaliação da densidade óssea.

Possuem maior risco para desenvolver osteoporose as mulheres, pessoas que tiveram menopausa precoce e não fizeram reposição hormonal, fumantes, os que possuem história de fraturas na família, portadores de doenças graves, usuários de corticoide e aquelas que já tiveram fraturas na idade adulta.