Blog

Não consigo perder peso, como saber se preciso de algum tratamento? Voltar

03 de julho de 2020
A despeito das diversas causas e gatilhos para o ganho de peso, os pilares principais da perda de peso sempre serão: dieta e atividade física. No entanto, não é tão simples na prática.
 
Uma dieta adequada para uma pessoa pode não ser para outra. Além disso, seguir uma dieta restritiva gera fome, irritação, o que pode dificultar sua manutenção. Devemos avaliar caso a caso e determinar a melhor estratégia.
 
O uso de medicações pode ser necessário. Elas tem como principal efeito a redução da fome, para que seja mais fácil seguir a dieta. É importante perceber que elas não aceleram o metabolismo, não tem efeito diurético e não são milagrosas, mas tem eficácia e segurança comprovadas por diversos estudos randomizados.

Algumas das medicações disponíveis no Brasil:
- Liraglutida (Victoza ou Saxenda)
- Semaglutida (Ozempic - offlabel)
- Orlistate (Xenical)
- Sibutramina (Biomag)
-Topiramato (Amato - offlabel)

Esses medicamentos são seguros e regulamentados pela Anvisa. Porém, é claro que antes de usar qualquer remédio devemos considerar a indicação e as contraindicações de cada caso.
 
O grande empecilho para o tratamento adequado é a estigmatização do mesmo. Isso se deve ao uso indiscriminado de remédios, sem acompanhamento médico.
 
Quando bem indicado, o uso de medicações, associado a um planejamento e acompanhamento adequados são capazes de promover grande benefício à saúde e até cura de doenças associadas.
 
Não deixe de acompanhar. Se cuide.
 
compartilhe esse post