Blog

Quem nunca ouviu falar da Sibutramina? Voltar

11 de janeiro de 2021
Quem nunca ouviu falar da Sibutramina? 

Medicação antiga e bem conhecida para tratamento de obesidade, que sofre pesadas críticas principalmente daqueles que não a conhecem.
 
Ela age inibindo a recaptação pré-sináptica de norepinefrina, serotonina e, em menor extensão, dopamina. Isso gera uma ação central, que promove um aumento da saciedade e também consegue evitar a redução do metabolismo que ocorre com a perda de peso.
 
E qual o risco real da sibutramina?
- A sibutramina foi banida do mercado por um tempo devido ao estudo SCOUT que mostrou aumento do risco cardiovascular no usuários. Porém é preciso cuidado na interpretação do estudo. Entenda:
- Houve aumento do risco cardiovascular APENAS naqueles pacientes já portadores de doenças cardiovasculares, que sempre foi uma contraindicação ao uso da medicação. Naqueles SEM risco cardiovascular previamente alto, não houve qualquer aumento de risco, pelo contrário, alguns estudos mostram redução do risco devido a perda de peso alcançada.
 
Devido à sua segurança e eficácia aprovada por estudos clínicos randomizamos ela voltou ao mercado, mas deixando claro que há restrições ao uso.
 
A indicação correta das medicações e o acompanhamento do especialista são imprescindíveis. Antes de usar qualquer medicação precisamos avaliar bem quem cada paciente, investigando e respeitando contraindicações.
 
Obesidade deve ser tratada com respeito. Não se automedique.
 
 
compartilhe esse post
COPYRIGHT 2020 - ALINE BORTOLON
DESIGN BY