Não consigo perder peso, como saber se preciso de algum tratamento?

A despeito das diversas causas e gatilhos para o ganho de peso, os pilares principais da perda de peso sempre serão: dieta e atividade física. No entanto, não é tão simples na prática.

Uma dieta adequada para uma pessoa pode não ser para outra. Além disso, seguir uma dieta restritiva gera fome, irritação, o que pode dificultar sua manutenção. Devemos avaliar caso a caso e determinar a melhor estratégia.

O uso de medicações pode ser necessário. Elas tem como principal efeito a redução da fome, para que seja mais fácil seguir a dieta. É importante perceber que elas não aceleram o metabolismo, não tem efeito diurético e não são milagrosas, mas tem eficácia e segurança comprovadas por diversos estudos randomizados.

Algumas das medicações disponíveis no Brasil:

– Liraglutida (Victoza ou Saxenda)

– Semaglutida (Ozempic – offlabel)

– Orlistate (Xenical)

– Sibutramina (Biomag)

-Topiramato (Amato – offlabel)

Esses medicamentos são seguros e regulamentados pela Anvisa. Porém, é claro que antes de usar qualquer remédio devemos considerar a indicação e as contraindicações de cada caso.

 O grande empecilho para o tratamento adequado é a estigmatização do mesmo. Isso se deve ao uso indiscriminado de remédios, sem acompanhamento médico.

Quando bem indicado, o uso de medicações, associado a um planejamento e acompanhamento adequados são capazes de promover grande benefício à saúde e até cura de doenças associadas.

Não deixe de acompanhar. Se cuide.

Rolar para cima