Programas

Bioimpedância Voltar

A bioimpedância é um dos melhores métodos para avaliação da composição corporal. Ela permite a separação de dois compartimentos no organismo: massa gordurosa e massa livre de gordura.

Mas não pára por aí. O resultado dela fornece diversas informações, como peso, IMC, taxa metabólica basal, massa muscular, massa de gordura corporal, gordura visceral, relação cintura/quadril, porcentagem de água corporal em cada segmento do corpo, minerais, proteínas, água intra e extracelular, peso e medidas ideais para a altura, além de uma análise comparativa com dados anteriores.

É um método prático, reprodutível e não dependente de operador. Permite a monitorização do ganho ou perda de massa magra, sendo muito útil no seguimento de pacientes em programa de perda de peso e daqueles que desejam ganho de massa muscular.

Muitas vezes temos o peso ideal na balança convencional, porém déficit de massa muscular, que não é mensurado na mesma. Isso acontece de forma frequente, principalmente em idosos, e acarreta maior fragilidade, risco de quedas e outros. Da mesma forma, há pacientes com "excesso de peso" devido ao excesso de massa magra. Tais definições são fundamentais a esses indivíduos, mas só são possíveis através de exames complementares mais acurados, como a bioimpedância.

A boa notícia é que o exame é incluso na consulta, sendo oferecido gratuitamente. Antes de realizar o mesmo, lembre de checar as orientações de preparatórias que serão fornecidas. A bioimpedância pode sofrer interferência de alimentação, ingesta de líquidos, atividade física, inchaço corporal e uso de diuréticos, por isso existe um preparo para a sua realização.