Tratamentos

Tratamento do Diabetes Tipo 2 Voltar

O diabetes é uma doença que afeta cerca de 14 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. E, além de ser muito comum, suas complicações são bastante temidas: amputações, hemodiálise, perda da visão, além de infartos ou derrames. Para evitarmos tudo isso é essencial manter um bom controle da glicemia, mas como?
 
O diabetes pode ficar descontrolado por vários motivos e esses devem ser investigados. Na maioria das vezes, há necessidade de acrescentar medicações e mudar alguns hábitos de vida.
 
Atualmente, existem várias possibilidades terapêuticas. Com o surgimento de novas medicações e insulinas, podemos individualizar o tratamento e obter ótimos resultados.  Algumas medicações, por exemplo, são capazes de, além de tratar o diabetes, reduzir os riscos cardiovascular e renal, gerando benefícios além da glicemia.

Além disso, há ainda uma parte fundamental, que não envolve remédios: a mudança do estilo de vida. A adequação da alimentação, manutenção de um peso adequado e prática de atividade física podem significar um bom controle e até mesmo a remissão do diabetes tipo 2, em especial nos primeiros anos de doença. 
 
Com certeza, não é fácil. O tratamento pode envolver muitas medicações, insulina e sempre requer dedicação, mas vale a pena.
 
Fazendo um acompanhamento adequado, seguindo as orientações e prescrição medicamentosa, pode-se ter grande qualidade de vida e não apresentar complicação alguma da doença.
 
Consulte seu endocrinologista.