Doenças

Diabetes Tipo 2 Voltar

O diabetes e a hipoglicemia são distúrbios relacionados ao açúcar no sangue. Existem diversos tipos de diabetes, que devem ser tratados também de maneira diferente, mas um ponto em comum é que todos requerem atenção. Não é à toa que o diabetes é a principal causa de doença renal dialítica, cegueira e amputação de membros no mundo.

O diabetes tipo 2 (DM2) decorre da produção insuficiente de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizar a insulina produzida. Se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar.
Nessa variedade, há grande influência genética, ou seja, pessoas com familiares portadores da doença tem mais chance de desenvolvê-la. Além disso, apresenta um espectro muito variável, com indivíduos que precisam de um tratamento mais agressivo com insulina e outros que só precisam de medicação via oral.

O diagnóstico é simples, feito através de exames de sangue, no qual avaliamos a glicemia. Já o seguimento requer avaliação e investigação de diversas complicações.

É uma doença que tem grande relação com a síndrome metabólica (pressão alta, alteração de colesterol, sobrepeso/obesidade) e seu número de casos vem aumentando nas últimas décadas, em decorrência do aumento do sedentarismo e piora dos hábitos alimentares.

Vale ressaltar que glicemia elevada em geral não causa sintomas, mas a longo prazo pode levar a perda visual, falência dos rins, infarto, AVC, entre outras.